Em 2013, Demarice está diante de um dilema. Como coordenadora de um programa de manejo florestal, ela sabe que os comunitários estão perdendo dinheiro na venda da madeira por utilizarem um método antigo de medição, que favorece o atravessador. O que fazer? Virar a mesa; mudar as regras do jogo e correr o risco de perder as vendas do ano? Ou perpetuar o método de medição para garantir alguma renda à comunidade?
Os nove casos de ensino desenvolvidos pelo programa Florestabilidade – Educação Para o Manejo Florestal, disponíveis nesta página, atendem a demandas indicadas por uma série de profissionais da extensão rural e do manejo florestal com quem a Fundação Roberto Marinho vem interagindo desde 2012.
Todos os relatos enfocam experiências de manejo florestal comunitário na Amazônia e os temas tratados incluem a análise da vocação produtiva do imóvel rural; a regularização ambiental e fundiária; o controle da produção florestal; a organização social; o acesso ao crédito; a comercialização de produtos florestais; o pagamento por serviços ambientais; e os conflitos gerados pelo uso da floresta.
Para cada uma das nove histórias, produzimos notas de ensino que têm por objetivo apoiar o professor/facilitador no preparo de suas sessões de discussão.
Todos os casos estão disponíveis para download gratuito nesta seção e podem ser utilizados para discussões em sala de aula ou para estudo individual.
As notas de ensino podem ser solicitadas à equipe do Florestabilidade por e-mail pelo endereço: florestabilidade@frm.org.br
Boa leitura!