Em estreita colaboração com o Serviço Florestal Brasileiro e parceiros locais, como as universidades e empresas de extensão rural, o Florestabilidade realiza formações para profissionais da extensão rural e estudantes do nível superior que cursam graduações ligadas à carreira florestal, buscando aumentar a capacidade dos profissionais para o desenvolvimento do manejo florestal comunitário e familiar. Cerca de 200 profissionais já foram beneficiados no Estado do Pará.
Para esta frente, o projeto desenvolveu os Casos de Ensino do Florestabilidade a fim de atenderem as demandas indicadas pelos profissionais. Durante o ano de 2015, foram eleitos, escritos e testados nove casos de ensino sobre manejo florestal. Cada um possui um tema central e conta o dilema real vivido por pessoas reais durante o trabalho com manejo múltiplo na Amazônia. A metodologia do estudo de caso ensina por meio da análise em grupo do problema e da solução encontrada no relato do caso.
O Casos de Ensino foram aplicados na “Formação de Extensionistas em Manejo Florestal Comunitário e Familiar” em 2016, em Anapu (PA). Para o projeto piloto, foi formada uma turma de 40 participantes, incluindo não só extensionistas rurais, mas agricultores assentados dos PDS da região de Anapu e estudantes de graduação da área de florestal e agronômica da UFPA Campus Altamira envolvidos com o trabalho de extensão. O curso foi realizado no modelo de formação continuada, com três módulos de quatros dias de aula cada e acompanhamento inter módulos.
Os Casos de Ensino do Florestabilidade estão disponíveis neste site para download gratuito.
Para saber mais sobre como foi o piloto de Formação de Extensionistas, clique aqui .